Dia Mundial do Sorriso: uma data especial para reciclar mais

Você sabia que a  primeira sexta-feira de outubro tem um significado diferente há alguns anos?

A data, que neste ano aconteceu no dia 4/10, celebra o Dia Mundial do Sorriso e é uma homenagem à expressão de felicidade mais conhecida em cada canto do planeta – e que todo mundo consegue entender facilmente. 

E por que esse dia é tão importante para nós? Você já deve ter reparado que o selo eureciclo é um sorriso. E viemos te contar aqui nesse artigo que não é por acaso!


Afinal, contribuir com a destinação correta de resíduos é um motivo e tanto de alegria – para o meio ambiente e para a nossa saúde!

Se pararmos para pensar que estamos em um país que ainda conta com baixos índices de reciclagem e de formalização dos agentes responsáveis pela coleta e triagem dos materiais, isso nos motiva a cada dia a incentivar uma remuneração mais justa, por meio dos Certificados de Reciclagem.

Aliás, foi assim que surgiu, lá em 2016, a eureciclo, com o objetivo de elevar as taxas de reciclagem, gerando benefícios a todos os envolvidos: 

  1. para empresas que precisam cumprir com a logística reversa de suas embalagens (tanto pela lei, quanto pelo compromisso ambiental);
  2. para profissionais e cooperativas (que buscam melhoria na renda e nas condições de trabalho);
  3. para o meio ambiente – e o mundo (que já dá sinais, há muito tempo, de que não vai sustentar esse ritmo de descarte dos resíduos de hoje).

Atualmente, como  a maior certificadora de logística reversa de embalagens do país,  mais de 17 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelo sorriso eureciclo. Essa conquista é um resultado das mais de 322 mil toneladas de resíduos sólidos reciclados e do valor (renda adicional) direcionado aos operadores de triagem e cooperativas: mais de R$17 milhões!

E esse sorriso já ultrapassou fronteiras, já que em 2017 a eureciclo começou a operar também no Chile pelo selo todosreciclamos. Isso porque o país também tem lacunas significativas na área de reciclagem, que demandam soluções eficientes. 

Por exemplo, em 2018, a taxa de reciclagem de resíduos urbanos no Chile não ultrapassava 2%!  Por lá, já foram compensadas mais de 700 toneladas de resíduos pós-consumo e os operadores de coleta e triagem foram remunerados com mais de 6 milhões de pesos chilenos (cerca de R$40 mil). Bons dados para abrir aquele sorriso, né?

O impacto positivo com o dia do sorriso

O sorriso do selo eureciclo reflete ainda outra alegria: a dos consumidores. Afinal, o consumo consciente chegou e veio para ficar! 

Cada vez mais consumidores procuram produtos de marcas que estão engajadas em mitigar o impacto que causam na natureza. 

Ao encontrar nosso sorriso na embalagem, é garantido: aquela marca é responsável por investir na reciclagem de pelo menos 22% da massa de embalagens que comercializou. Ou seja, ela atende à legislação, à Política Nacional de Resíduos Sólidos, encaminhando recursos financeiros ao setor. Tudo auditado pela Ernst & Young.

As empresas também ficam felizes, sabe por quê? Além de se adequarem às exigências legais, elas podem escolher planos que geram impacto positivo. 

Em vez de compensar a quantidade exigida, é possível garantir a destinação adequada de 100% de material equivalente (ou seja, se foram vendidas 10 toneladas de papel, outras 10 toneladas de papel serão recicladas) ou até 200%, para cada embalagem comercializada, outras duas são recicladas (por exemplo: se a marca vendeu 20 toneladas de vidro, ela garante que 40 toneladas desse tipo de resíduo serão recicladas)!

Hoje, cerca de 20% das marcas parceiras da eureciclo escolhem opções que vão além do que prega a lei. Sinal de que estamos todos evoluindo e que ainda temos – e muito – para onde crescer. 

Então, consumidor, fique esperto! Quando for às compras, procure o selo eureciclo e faça sua parte, a partir da destinação adequada dos resíduos e também mencionando a sua marca favorita nas redes sociais. Afinal, notícia boa tem que ser compartilhada!

Juntos por mais sorrisos contribuindo com a reciclagem

Agora ficou fácil entender por que o Dia Mundial do Sorriso é tão importante para nós, certo? 

Queremos espalhar e conquistar muitos sorrisos por aí, dentro e fora do Brasil. Não podemos esquecer que o planeta depende da gente para sobreviver e nós também dependemos dele. Por isso, é nosso dever de consumidor estar atento ao assunto.

A conclusão é simples: o movimento sustentável cresceu (e continua crescendo), os debates sobre reciclagem seguem em pauta e todos os atores têm o seu papel, governo, iniciativa privada e população. 

Então, a melhor estratégia é seguirmos juntos, unidos por esse objetivo. Adote práticas positivas, faça escolhas conscientes, espalhe as iniciativas que existem com seus amigos (pode começar compartilhando esse texto, que tal?). Vamos nessa!